quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ESTAGIÁRIAS DA ODONTO PARTICIPAM DE AÇÕES NO HOSPITAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA


Nesta manhã de quarta, os alunos do Estágio Extra Muro realizaram múltiplas ações em crianças internadas na Enfermaria Clínica Pediátrica.
Entre as atividades, foram realizadas ações educativas e de promoção de saúde, escovação supervisionada nas crianças em condições de deambular e antissepsia oral com gaze e acetilpiridineo conforme protocolo de prevenção de pneumonia associada a assistência do hospital.
Um total de 20 crianças foram acompanhadas pelas alunas Beatriz Cardoso e Matilde Verastigui.
Já as alunas Benedita Vieira e Helane Cristina acompanharam as atividades do profissional buco-maxilo, Dr. Tácio Bezerra, no centro cirúrgico do hospital.





segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ALUNOS DA ODONTO DÃO SHOW EM AÇÃO SOCIAL EM CAUCAIA





Durante a manhã deste sábado, 10 de novembro, 14 alunos engajados em projetos e que atuam como voluntários em ações sociais do curso de Odontologia participaram de ação social na Fundação Perpétua Magalhães (FUNPEM) em Caucaia-Ceará.




Os alunos foram em um ônibus disponibilizado pela Unifor e levaram todo o material para realização de inúmeras atividades, entre as quais: exame bucal; aplicação de flúor gel; mesa demonstrativa; teatro de fantoches; jogos educativos; entrega de escovas; roda de conversa; e exposição de banners sobre prevenção as principais doenças bucais.

Participaram das atividades e foram muito elogiados pela equipe da FUNPEM, os alunos do PAMPE - Programa de Atendimento Multidisciplinar ao Paciente Especial (Sadan Henrique, Youri Matheus, Flávia Nogueira, Bárbara Amaral e Anne Gabriele) e os alunos voluntários da Liga Extraordinária - Equipe da Odonto para atividades externas (Therezinha Gurgel, Juliana Sales, Larissa Scamparle, Débora Frota, Isabele Barreto, Raquel Lima, Geilcilane Silva, Tainá BAreu, Meirivania Santos).



Motivação, entusiasmo, organização e trabalho em equipe foram alguns dos elogios que fizeram os alunos da Odonto Unifor darem um show de cidadania e inclusão social.





Um total de 82 participantes foram beneficiados com educação em saúde de diversas modalidades e receberam escova de dentes com protetor de cerdas. 

Estiveram acompanhando a turma os Professores Paulo Marques (Saúde Bucal Coletiva) e Paula Jacques (Assessora da Vice Reitoria de Extensão).




Além dos alunos da Odonto, também participaram alunos e professores dos curso de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Enfermagem





Seguem outras fotos...









    








A FUNPEM é uma Organização Não Governamental que atua na educação direcionada à pessoas com deficiência, entre as quais, a deficiência física, intelectual, autismo, hiperatividade, síndrome de down. 




FUNPEM: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 285 - Caucaia/CE   
(85) - 3342-2601             https://goo.gl/maps/E5SJYHBEaVG2

sábado, 10 de novembro de 2018

ODONTO UNIFOR DESENVOLVE AÇÕES EM GRUPOS DE IDOSOS


Na última sexta-feira, 9 de novembro, na unidade de atenção primária à saúde Janival de Almeida, na Regional VI de Fortaleza, foram realizadas atividades de promoção e prevenção em saúde bucal com o grupo de idosos do território do posto.
Rodas de conversa, dinâmicas, escovação supervisionada, mesas demonstrativas e exame bucal foram desenvolvidos pelos acadêmicos de Odontologia da UNIFOR juntamente com a preceptora Dra Aline Rocha e o professor Davi Bizerril.
Participaram 35 idosos e estes foram beneficiados com kits odontológicos e, nos casos de maior necessidade, consultas odontológicas.
O fortalecimento de uma saúde bucal adequada na terceira idade favorece uma melhor qualidade de vida, com esse preceito o grupo atuou com os idosos.






Já na área verde da UAPS Terezinha Parente, sob orientação da Profa. Caroline Martins a ação foi realizada com o apoio da associação comunitária da Dona Raimunda, com participação de 14 idosos. Foi realizada ação educativa com toda de conversa sobre o uso de próteses e a prevenção do CA de boca. Seguiu -se a realização de exames de prevenção do CA de boca com o apoio de foco para iluminar, luvas, abaixadores de língua e demais materiais necessários EPIs, gaze, outros. Foram encontrados dois casos de candidose oral, sendo prontamente orientados os cuidados, prescrição de medicamento e encaminhamentos para a troca das próteses. 

Ao final, um momento de descontração com um lanche coletivo oferecido pelos alunos e pela associação em conjunto.