quinta-feira, 22 de junho de 2017

EXTRA MURO DA ODONTO É ELOGIADO NO I FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO DO HOSPITAL GONZAGUINHA




NESTA QUARTA (21/06) PELA MANHÃ ACONTECEU O I FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO DO HOSPITAL GONZAGA MOTA DE MESSEJANA.

O OBJETIVO DO FÓRUM FOI APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS ESTUDANTES ESTAGIÁRIOS NA ÁREA DA SAÚDE. PARTICIPARAM OS CURSOS DE ODONTOLOGIA, ENFERMAGEM, MEDICINA, PSICOLOGIA E CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, SENDO REPRESENTADOS POR DOCENTES E ALUNOS.

O CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIFOR APRESENTOU A EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA LEVE A PARTIR DE UM ÁLBUM SERIADO ENVOLVENDO TEMAS COMO A AMAMENTAÇÃO NATURAL, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E INSTRUÇÃO DE HIGIENE BUCAL PARA RECÉM-NASCIDOS.

CONSTRUÍDO PELOS ALUNOS, O ÁLBUM FOI UTILIZADO NO ESTÁGIO EXTRA MURAL PARA DESENVOLVER EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM MÃES COM FILHOS RECÉM-NASCIDOS NAS ENFERMARIAS.

DURANTE A APRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, A ALUNA RAYANNE LIMEIRA E A PROFA. LIZA BARRETO DESTACARAM O EMPODERAMENTO DAS MÃES NO CUIDADO EM SAÚDE BUCAL DOS BEBÊS, UM OLHAR QUE TRANSCENDE A ASSISTÊNCIA HOSPITALAR TRADICIONAL COM FOCO NA DOENÇA E MERECEU OS ELOGIOS DOS PARTICIPANTES DO FÓRUM.


terça-feira, 20 de junho de 2017

CAMPO DE ESTÁGIO RECEBE DOAÇÃO DE MACROMODELO E ALUNOS DO EXTRAMURO RECEBEM FEEDBACK

O HOSPITAL SÃO JOSÉ, CAMPO DE ESTÁGIO DA CLÍNICA INTEGRADA IV, RECEBEU NESTA MANHÃ UMA VISITA DE SUPERVISÃO
PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO SEMESTRE.

O PRECEPTOR, DR. LÚCIO ALMEIDA, AVALIOU O ESTÁGIO COMO POSITIVO E RELATOU QUE OS ALUNOS TIVERAM OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR UM POUCO DA ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NO AMBIENTE AMBULATORIAL E HOSPITALAR.

NA OCASIÃO, O PRECEPTOR RECEBEU A DOAÇÃO DE UM MACROMODELO PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E ORIENTAÇÃO SOBRE A ESCOVAÇÃO NA SALA DE ESPERA.


OUTRA ATIVIDADE REALIZADA HOJE FOI O FEEDBACK DO ESTÁGIO EXTRAMURO, QUE ACONTECE NAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE FORTALEZA. OS ALUNOS RECEBERAM AS NOTAS E A AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS PROFESSORES DE ESTÁGIO, TANTO INDIVIDUAL QUANTO COLETIVAMENTE.

PARA ALÉM DE UM MOMENTO PURAMENTE AVALIATIVO REALIZADO SOMENTE PELOS PROFESSORES, O FEEDBACK TEVE MÃO DUPLA, POSSIBILITANDO AOS ALUNOS UM ESPAÇO PARA SUGERIREM MUDANÇAS PARA MELHORIA DAS ATIVIDADES NO PRÓXIMO SEMESTRE.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

DIA DE PROVA!

Os alunos não tiveram moleza ontem (08/06) pois os professores do Estágio Extra Mural aplicaram a avaliação teórica do Estágio Extra Mural.
Com questões discursivas e de múltipla escolha, a avaliação envolveu os conteúdos previstos no plano de ensino e trabalhados nas práticas de estágio. Envolveu temáticas como Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção, Humanização, Planejamento em Saúde e Atenção em Saúde Bucal para grupos específicos: Gestantes, Puérperas, Crianças, Idosos, Deficientes e Pacientes hospitalizados.
A avaliação faz parte do componente teórico no Estágio, que também envolve os Relatórios Técnicos e a Mostra de Experiências.

terça-feira, 6 de junho de 2017

GRUPO INTEGRAR RECEBE CAPACITAÇÃO EM EMERGÊNCIAS



Os alunos do Estágio Extra Mural realizaram nesta segunda-feira (05/06) uma capacitação em urgências e emergências para os colaboradores na Instituição Reintegrar.

Localizada no Conjunto São Cristóvão, Jangurussu, Fortaleza, o Reintegrar é uma instituição não governamental sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento comunitário e com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 


Por demanda da própria instituição foi solicitado para a Dra. Maria Elisa Machado, preceptora de estágio que compõem a equipe da UAPS Melo Jaborandi, um mini curso que abordasse noções de prestação de socorros em casos de urgência e emergência.


Os estagiários Thalita, Rúbia, Sarah, Luciéria, Mariana e Rodrigo organizaram e realizaram a atividade a partir de protocolos, demonstrações e vídeos do SAMU e resgate do conhecimento adquirido de cursos em que também foram participantes sobre a temática.



Um total de 20 colaboradores do Reintegrar participou ativamente e não pouparam elogios ao final da capacitação.

Fica plantada a semente para que outros grupos possam desenvolver atividades voltadas para ampliar o empoderamento comunitário.