quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

APRESENTAÇÕES ENCERRAM O CURSO DE MONITORAMENTO EM SAÚDE BUCAL PARA PRECEPTORES DE ESTÁGIO


Depois de 40 horas de muitas fórmulas, gráficos, funções e hiperlinks, o Curso de Monitoramento em Saúde Bucal com o uso de Planilhas Eletrônicas foi encerrado na Unifor.
Os alunos, todos Cirurgiões-Dentistas preceptores do Estágio Extra Mural, apresentaram os instrumentos de monitoramento criados durante o curso.
A ideia é que o instrumento seja colocado em prática nas Unidades de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, institucionalizando o monitoramento das ações de saúde bucal.




sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

ESTÁGIO EXTRA MURAL ENCERRA AS ATIVIDADES DO SEMESTRE


Depois de quase seis meses de atividades que envolveram Team Based Learning, Rodas de conversa, Debate sobre Redes de Atenção à Saúde, Oficinas de Planejamento, Desenvolvimento de ações coletivas, Realização de procedimentos clínicos, Produçao de relatórios e Mostra de Experiências, o Estágio Extra Mural finalizou mais semestre com sucesso. 
Ao final, os 67 alunos receberam dos professores mensagens positivas de grandes pensadores. 

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

X MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO EXTRA MURAL

Durante a manhã de hoje, no auditório A4, os alunos do Estágio Extra Mural apresentaram suas experiências nos campos de estágios designados para o semestre 2017.2.
Cada grupo (de um total de 6) teve 20 minutos para apresentar as atividades realizadas e fazer uma análise crítica do estágio realizados nas unidades de saúde e instituições que atuam com grupos específicos.
Estiveram presentes os preceptores que acompanharam as atividades nas Unidades de Atenção Primária à Saúde de Fortaleza os quais avaliaram, junto com os professores, tomando como base os critérios: cumprimento do tempo, postura, qualidade visual dos slides,  domínio do conteúdo, articulação da teoria com a prática, entre outro
s.
Amanhã mais 5 grupos apresentarão suas experiências no último dia de aula do estágio.

sábado, 9 de dezembro de 2017

PROFESSORES DO EXTRA MURO PARTICIPAM DE FÓRUM DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO


NESTA SEXTA-FEIRA 08/12, OS PROFESSORES DO ESTÁGIO EXTRA MURAL DO CURSO DE ODONTOLOGIA PARTICIPARAM DO FÓRUM COM PROFISSIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA.
O FÓRUM TEVE O PROPÓSITO DE AVALIAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS E REALIZADAS PARA O ANO DE 2017, ASSIM COMO PLANEJAR AS ATIVIDADES PARA O SEMESTRE 2018.1.
APÓS A ABERTURA NO AUDITÓRIO H85 DA UNIFOR, COM O PARTICIPAÇÃO DO DR. FLÁVIO IBIAPINA (DIRETOR DO CCS), DA DRA. TATIANA CAVALCANTE (SUPERVISORA GERAL DE ESTÁGIOS DA UNIFOR) E DE COORDENADORES E TÉCNICOS DA SECRETARIA DE SAÚDE DE FORTALEZA, OS PARTICIPANTES FORAM DIVIDIDOS EM SALAS DE ACORDO COM AS UNIDADES DE SAÚDE.
PROFESSORES, PRECEPTORES E GESTORES TRABALHARAM EM CONJUNTO NA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES QUE BUSCASSEM A INTERDISCIPLINARIDADE.

FOTO (DA ESQUERDA PARA A DIREITA): DRA. TATIANA CAVALCANTE (SUPERVISORA GERAL DE ESTÁGIOS) COM OS PROFESSORES DE ESTÁGIO DA UNIFOR DAVI BIZERRIL, CAROLINE MARTINS, PAULO MARQUES, LIZA BARRETO, MARIA ELISA MACHADO.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO NO LAR TORRES DE MELO EM CLIMA DE NATAL

Os alunos do Estágio Extra Mural encerraram as atividades no Lar Torres de Melo (LTM) com chave de ouro e em clima de Natal.

Além das orientações em saúde bucal com foco no autocuidado das próteses dentárias, os alunos fizerem bingo e lanche para os idosos, buscando o fortalecimento das práticas relacionais.

Ao longo do semestre, 5 turmas (com 6 alunos cada) passaram pela instituição  nas quartas-feiras pela manhã, e foram orientados pelos professores Dra. Maria Vieira e Dr. Davi Bizerril em várias atividades.



No último dia, a aluna Marília Pamplona se vestiu de Papai Noel e distribuiu brindes (kits de higiene) ao som de músicas natalinas. Clique no link https://youtu.be/Xei3cNMoyd8 para ver o vídeo da chegada do Papai Noel no LTM.

O LTM é uma instituição cuja missão é "assistir integralmente a pessoa idosa buscando assegurar e preservar seus direitos através de ações concretas voltadas a conquistas da igualdade, liberdade e condições de vida digna".

Quer saber mais sobre a instiuição?
Acesso o site: http://www.lartorresdemelo.org.br/

Quer se aprofundar na temática?
Acesse o link com os artigos indicados pelos professores
https://drive.google.com/drive/folders/0By9k-oTyWUTOQTZONTJlamZHRjA


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

ODONTO UNIFOR OFERTA CURSO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS PARA INSTRUMENTALIZAR O MONITORAMENTO EM SAÚDE BUCAL

Em busca de fortalecer a parceria Ensino-Serviço, o Curso de Odontologia da Unifor vem ofertando uma capacitação em planilhas eletrônicas para monitoramento das ações de saúde bucal.
O curso tem formato híbrido e carga horária de 40 horas, sendo aprovado pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – COGTES, do município de Fortaleza.
O público-alvo são os preceptores que acompanham as turmas do Estágio Extra Mural (9º semestre) nas Unidades de Atenção Primária à Saúde da Regional VI.
As aulas presenciais são realizadas no Laboratório de Informática da Unifor, onde os participantes dispõem de computadores e do software Microsoft ExcelⓇ.
Entre os conteúdos se encontram: adequação visual de planilhas; construção de menu interativo; articulação de hiperlinks para acesso a outros documentos, sites e planilhas; formatação condicional de células que indicam alterações na média de produção; sala de situação virtual com gráficos que linkados com as planilhas; controle de almoxarifado e patrimônio, entre outros.
Ao final do curso, previsto para 19/12, cada aluno irá apresentar o instrumento de monitoramento da própria unidade de saúde.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

ALUNOS DO ESTÁGIO EXTRA MURAL REALIZAM TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO EM ESCOLA MUNICIPAL


O tratamento restaurador atraumático (ART) é um procedimento preventivo e terapêutico no combate à evolução das lesões de cárie dentária realizado com curetas de dentina e com o uso do cimento de ionômero de vidro, material restaurador que libera flúor.

 De acordo com Navarro e colaboradores (2015), o "ART diminui o nível de ansiedade e medo dos pacientes quando o operador não é um especialista, além de ser um tratamento que proporciona menor dor e desconforto, podendo ser realizado num consultório odontológico ou fora dele."

No Estágio Extra Mural do Curso de Odontologia da Unifor a atividade foi realizada em uma escola municipal localizada no Parque Dois Irmãos, em Fortaleza.

Sob supervisão do Prof. Paulo Marques e autorização dos responsáveis, os alunos realizaram levantamento de necessidades em saúde bucal, selecionaram pacientes cujas lesões de cárie se enquadrassem nos critérios de inclusão e realizaram o ART com o uso de instrumentos manuais e ionômero de vidro.

Conhece o passo a passo da técnica?


Fonte: NAVARRO, Maria Fidela de Lima et al. Tratamento Restaurador Atraumático: atualidades e perspectivas. Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas, v. 69, n. 3, p. 289-301, 2015.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ESTÁGIO NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DESMISTIFICA O MEDO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM DOENÇAS INFECCIOSAS


O Hospital São José de Doenças Infecciosas pertence ao Governo do Estado do Ceará e funciona desde 1970 como referência no tratamento de doenças infecciosas para os municípios cearenses.

O Hospital é um dos campos de estágio clínico para alunos do 10º semestre do Curso de Odontologia da Unifor, desenvolvem atividades assistenciais e preventivas diariamente pela manhã.


De acordo com o preceptor Dr. Lúcio Almeida, Cirurgião-Dentista que acompanha os estagiários, no setor de Odontologia são evidenciados os princípios do SUS na prática, atuando-se com acolhimento e no cuidar de pessoas com doenças estimagtizantes. 

Os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no cenário de práticas e ter contato direto com situações e lesões comuns nos pacientes imunossuprimidos de um modo geral. 

Esse tipo de estágio proporciona um rico aprendizado que desmistifica o medo e preconceito aos pacientes com doenças infecciosas quando da realização de procedimentos odontológicos.



































Quer saber mais sobre o Hospital São José?
Visite a página em http://www.hsj.ce.gov.br

Dicas de leitura:


ROSSI-BARBOSA, Luiza Augusta Rosa et al . “Ele é igual aos outros pacientes”: percepções dos acadêmicos de Odontologia na clínica de HIV/Aids. Interface (Botucatu),  Botucatu ,  v. 18, n. 50, p. 585-596,  Sept.  2014 .   Available from <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000300585&lng=en&nrm=iso>. access on  25  Oct.  2017.  Epub May 09, 2014.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0160.

SANTOS, Pâmela Letícia dos et al . Assistência cirúrgico-odontológica a pacientes imunodeprimidos por uso crônico de corticoides. RFO UPF,  Passo Fundo ,  v. 16, n. 2, ago.  2011 .   Disponível em <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-40122011000200020&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  25  out.  2017.





quinta-feira, 5 de outubro de 2017

AÇÕES QUE VÃO ALÉM DA BOCA...




Os alunos do Estágio Extra Mural mostraram mais uma vez que as ações preventivas em saúde bucal não se limitam ao repasse de informações aos participantes.

Nesta quinta-feira (05/10), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Fortaleza, a turma orientada pela Profa. Lucianna Pequeno realizou atividade educativa com metodologia ativa.

Foi desenvolvida uma oficina com o uso de EVA de diversas cores, cola, canetinhas e miçangas para que os participantes confeccionassem o próprio porta escova de dentes.







O resultado multicolorido divertiu os participantes e possibilitou trabalhar as habilidades psicomotoras na construção de um objeto de alta utilidade e baixo custo.

A APAE é uma das instituições que funciona como campo de estágio para os alunos do 9º semestre do Curso de Odontologia da Unifor e fica localizada na Av. Rogaciano Leite, 2001 - Luciano Cavalcante, Fortaleza - CE.

Quer saber mais sobre a APAE?
Acesse o site https://apaebrasil.org.br/


Você sabia?
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ressalta que pessoas com deficiência são aquelas as quais têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade. Também estabelece que discriminação por motivo de deficiência significa qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício em igualdade de oportunidades, com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nas esferas política, econômica, social, cultural, civil ou em qualquer outra (DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009).

O Brasil possui um Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, lançado em 2011.

Quer se aprofundar na temática? Seguem sugestões de livros digitais...

  • Atenção e Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência: introdução ao estudo / Organização de Arnaldo de França Caldas Jr. e Josiane Lemos Machiavelli. – Recife: Ed. Universitária, 2013. 70p.
  • Atenção e Cuidado da Saúde bucal da pessoa com deficiência: protocolos, diretrizes e condutas para cirurgiões-dentistas / Organização de Arnaldo de França Caldas Jr. e Josiane Lemos Machiavelli. – Recife: Ed. Universitária, 2015. 231 p.
  • Atenção e Cuidado da Saúde bucal da pessoa com deficiência: protocolos, diretrizes e condutas para auxiliares de saúde bucal / Organização de Arnaldo de França Caldas Jr. e Josiane Lemos Machiavelli. – Recife: Ed. Universitária, 2015. 163 p.


quinta-feira, 28 de setembro de 2017

ALUNOS DA UNIFOR REALIZAM AÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL NO SETOR DE PEDIATRIA DO HGWA


A Pediatria do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântrara - HGWA, em parceria com os acadêmicos de odontologia, realizou na manhã de quinta-feira, 21, uma ação de conscientização dos acompanhantes e pacientes para a importância da saúde bucal durante o tratamento médico.
Os acompanhantes, funcionários e pacientes do HGWA tiveram acesso a uma mesa demonstrativa de alimentos, próteses bucais e informações sobre os elementos que auxiliam na saúde da boca, além da entrega de brindes aos participantes.

De acordo com a Professora Caroline Martins, do curso de odontologia da Unifor, a atividade é um reforço às ações realizadas regularmente nos leitos.
“O acompanhamento odontológico é um aliado na recuperação dos pacientes. O hospital já tem práticas preventivas de saúde bucal, inclusive para a prevenção de doenças como a pneumonia. A gente veio agregar nessa missão, e esse é um ótimo ambiente de aprendizado para nós, ao mesmo tempo que nos vemos colaborando com a unidade”, pontua.
Para os pequenos que visitaram a mesa as informações foram passadas de forma lúdica com o auxílio de fantoches e mais animação.
por Luciana Castro - Assessora de Imprensa HGWA

domingo, 24 de setembro de 2017

ATIVIDADES LÚDICAS E RODAS DE CONVERSA ENCANTAM O IPREDE



Os alunos do Estágio Extra Mural realizaram uma série de atividades com as famílias assistidas pelo Instituto da Primeira Infância de Fortaleza, IPREDE, instituição fundada em 1986 que tem como objetivo prevenir a desnutrição e excepcionalidade na primeira infância.
Duas turmas de estágio realizam atividades na instituição nas quartas, sob orientação do Prof. Paulo Marques, e nas quintas-feiras, sob orientação da Profa. Maria Elisa Marcelo, tendo como público-alvo as crianças de 0 a 6 anos e responsáveis.
Na última semana os estagiários utilizaram os espaços do refeitório, triagem e espaço infantil Mundo de Jade para desenvolver atividades lúdicas com fortalecimento de vínculo, incluindo teatro, rodas de conversa sobre higiene corporal e bucal de bebês, e escovação supervisionada com mães e crianças.
As atividades tiveram um ótimo feedback dos participantes que já pediram para os alunos retornarem abordando outros temas.








sábado, 16 de setembro de 2017

ALUNOS DA ODONTO ESBANJAM CRIATIVIDADE EM CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Neste sábado, 16 de setembro de 2017, o Estágio Extra Mural da Odonto UNIFOR participou do Dia D da campanha de multivacinação em crianças e adolescentes na Unidade de Atenção Primária à Saúde José Barros de Alencar, no bairro Pedras em Fortaleza, Ceará.

Durante toda a manhã ocorreram atividades no setor de imunização, na odontologia, no pátio interno da unidade e no território adscrito, incluindo vacinações, teatro de fantoches, jogo da memória, escovação supervisionada com distribuição de escovas dentárias, aplicações tópica de flúor e educação em saúde bucal com mesa demonstrativa. O dia D ainda contou com a participação do Zé Gotinha e do trem da alegria.

Os alunos da turma do Prof. Davi Bizerril e da preceptora Dra. Carlismar Tavares esbanjaram criatividade e distribuíram largos sorrisos a todos que compareceram.








terça-feira, 12 de setembro de 2017

ESTAGIÁRIOS DA UNIFOR SÃO ELOGIADOS NO CEO JOAQUIM TÁVORA

Um dos campos de estágio para os alunos da Clínica Integrada III no semestre 2017.2 é o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Joaquim Távora. Localizado no bairro de mesmo nome e gerenciado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, o centro possui uma ampla estrutura física com 17 cadeiras odontológicas e um quadro de profissionais em diversas especialidades, além de urgência 24 horas.
Os alunos têm a oportunidade de vivenciar o funcionamento do serviço especializado público  trocando experiências com os profissionais da rede durante duas semanas no semestre.
Durante a visita de supervisão de estágios realizada no dia 11/09, a direção e os preceptores elogiaram a participação dos estagiários da Unifor.

ALUNOS DO ESTÁGIO EXTRA MURAL REALIZAM VISITA DOMICILIARES


Os alunos alocados na Unidade de Atenção Primária à Saúde Luis Franklin realizaram nesta semana visitas domiciliares a pacientes acamados.
A equipe de Saúde bucal adstrita ao território e os estudantes de odontologia da Unifor, sob a orientação da Professora Liza Barreto, realizaram no domicílio o exame bucal com levantamento de necessidades, higiene bucal no leito com uso de clorexidina, orientação aos cuidadores sobre os cuidados com a higiene bucal dos acamados, limpeza das próteses dentárias, e fizeram orientações para prevenção das principais doenças bucais.
A visita domiciliar é uma das responsabilidades da equipe de saúde da família, que programa esse tipo de ação considerando os fatores de risco e vulnerabilidade, previamente investigados pelos Agentes Comunitários de Saúde.


terça-feira, 15 de agosto de 2017

OFICINAS DE HUMANIZAÇÃO AFLORARAM OS SENTIDOS...

AS TURMAS DO ESTÁGIO EXTRA MURAL PARTICIPARAM DE DUAS OFICINAS SOBRE HUMANIZAÇÃO NA ÚLTIMA SEMANA.

OLHOS VENDADOS, MASSINHAS DE MODELAR, CHEIROS, SONS E ATÉ EXPERIMENTAÇÃO DE SABORES FORAM INCLUÍDOS NO MÉTODO, QUE FOI BASTANTE ELOGIADO PELOS ALUNOS.

CONDUZIDAS PELA PROFA. LIZA BARRETO E PELO PROF. DAVI BIZERRIL, ESTAS OFICINAS TIVERAM COMO OBJETIVO O DESPERTAR DOS SENTIDOS EM BUSCA DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO, HABILIDADE ESSENCIAL PARA UM PROFISSIONAL DE SAÚDE QUE IRÁ TRABALHAR DIRETAMENTE COM O PÚBLICO, ESPECIALMENTE GRANDES E HETEROGÊNEOS COMO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.









quarta-feira, 9 de agosto de 2017

DE VOLTA ÀS AULAS!!!!



O ESTÁGIO EXTRA MURAL INICIOU O SEMESTRE 2017.2 A TODO VAPOR!!!!

AGORA SERÃO 11 TURMAS COM 6 ALUNOS CADA, SENDO SUPERVISIONADAS POR 8 PROFESSORES ALOCADOS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA.

CADA TURMA TERÁ 08 HORAS DE ESTÁGIO SEMANALMENTE, SENDO 04 HORAS DEDICADAS PARA ATIVIDADES NAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE FORTALEZA E 04 HORAS EM INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS QUE ATENDEM A GRUPOS ESPECÍFICOS, COMO IDOSOS, CRIANÇAS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PACIENTES PSIQUIÁTRICOS, ENTRE OUTROS.

O MÓDULO É INICIADO COM ATIVIDADES DINÂMICAS E QUE RESGATAM OS CONTEÚDOS APRENDIDOS AO LONGO DO CURSO NA UNIVERSIDADE E NA TERCEIRA SEMANA INICIAM AS AÇÕES NOS CAMPOS DE ESTÁGIOS.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

ESTÁGIO É AVALIADO NO HOSPITAL DE MESSEJANA



Nesta segunda-feira (24/07) o setor de Odontologia do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Stuart Gomes foi visitado pela supervisão de estágios do Curso de Odontologia.
A visita teve como propósito avaliar as atividades realizadas durante o semestre 2017.1 e confirmar a parceria para o semestre 2017.2.
Um total de 8 alunos estagiaram durante o semestre 2017.1, com uma permanência média de duas semanas. A tendência é que o número de dias seja ampliado a cada semestre, possibilitando aos estagiários vivenciarem a rotina do profissional no ambiente hospitalar.
A Cirurgiã-Dentista, servidora estadual e preceptora, Dra. Eliane Ferreira Sampaio, avaliou o estágio como "bom", na perspectiva de que sempre há possibilidade de melhoras futuramente.